sábado, 11 de setembro de 2010

Diet ou light?


Depois de alguns dias corridos e sem tempo para postar...volteiii!!! =)

Hoje vou falar sobre a diferença dos produtos diet e light!!! Será que todos deveriam optar pelo light? Ou seria pelo diet? Eis a questão..

Quem nunca comprou um produto diet ou light com o intuito de reduzir algumas calorias? Segundo a Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos) este mercado cresceu 800% nos últimos 10 anos.

Mas meu caro seguidor, nem tudo que reluz é ouro! rss.. nem sempre escolher diet ou light significa redução de calorias.

A ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária)classifica como diet os produtos com restrição de algum nutriente - por exemplo, açúcar ou gorduras ou proteínas ou sódio. Dietas com restrição de algum nutriente específico são feitas visando algumas patologias, como exemplo diabéticos.

O chocolate diet por exemplo, não contém açúcar, porém contém cerca de 20% a mais de gordura. Se o consumidor não for diabético não estará tendo vantagem alguma neste produto.

Já os produtos light, são aqueles que se comparados com as versões originais tem redução mínima de 25% da quantidade de algum ingrediente. Podendo ser redução de sódio, por exemplo.

Então, se eu comprar um produto light em sódio a quantidade calórica será a mesma do produto original.

E ainda existe outra confusão...

..os refrigerantes light e diet!!!
Qual a diferença??? NENHUMA! Os dois possuem restrição em açúcar e os nomes apenas se modificam por estratégia de venda! Lembrando que, o teor de sódio destes refrigerantes são elevadíssimos!!!

Outro ponto importante é que alimentos diet(isentos em açúcar) normalmente possuem teores elevados de adoçantes artificiais que em excesso são tão prejudiciais quanto grandes quantidades de açúcares! Fique atento!

Para redução calórica e perda de peso dê preferência para os light com redução de gordura.

A melhor opção sempre será ler os rótulos dos alimentos e escolher o que melhor encaixa no seu plano alimentar.

4 comentários:

  1. Muuuuuuuuuuito bom!
    Como sempre!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oiii

    Adoreii essa matéria!!!
    Tinha mesmo essas dúvidas!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Esse é o tipo de assunto que sempre lemos com culpa rss.

    ResponderExcluir
  4. AI amiga faço uma confusão com diet e light! Mas to vendo q nenhum dos 2 é 100% bom para quem quer emagrecer neh?bjsssss

    ResponderExcluir