terça-feira, 9 de novembro de 2010

Alimentos Reimosos???




Oláááá,

já começo pedindo desculpas pelo abandono do blog..
Mas a implantação de todo o serviço de nutrição em um hospital recém inaugurado da uma trabalheira danada! Mas está valendo muitoooooooo a pena.. =)

Hoje meu post será inspirado em uma dúvida frequente dos pacientes da ala cirúrgica..

Toda vez escuto a mesma pergunta: "Dra., não é bom comer alimentos "reimosos" no pós operatório, né?"

Alimentos considerados "reimosos": Carne de porco, peixes de couro, ovos, camarão, caranguejo, pato, tatu, paca, capivara, frutas cítricas, dentre outros.

E ai será que realmente existe isto de alimentos com "reima"???

Sinto decepcionar meus avós, mas não existe! rsrsrs..

Não existe nenhuma base científica que afirme a existência e nem um concenso de origem popular.

Porém, como quase todos alimentos ditos "reimosos" estão ligados a inflamação e alergia creio eu que ocorreu uma generalização da dieta.
Partindo do príncipio da individualidade bioquímica, o que é alérgeno para uma pessoa não necessariamente é para a outra.

Outra coisa que percebo é quando os alimentos "reimosos" estão envolvidos com doenças de repetição. Por exemplo, "fulano comeu tal alimento "reimoso" antes de curar a malária completamente". O que ocorreu ai não foi uma malária não curada e sim uma outra novinha em folha! rsrs

Por isso, não se assustem se no cardápio do hospital aparecer alguma "reima"..rsrsrs!

10 comentários:

  1. O que será de mainha depois dessa informação??? hahaha

    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. olha path. Confesso que procurava uma resposta para a pergunta: quais alimentos são reimosos no pós operatório? mais estou confusa em dar peixe amanhã para minha mãe. e qual peixe? Elielba -ce

    ResponderExcluir
  3. e agora qual peixe dou para minha mãe que estar com 7 dias operada?

    ResponderExcluir
  4. Olá Cidinha, não existe alimentos "reimosos", logo vc poderá oferecer qualquer peixe para sua mãe! =)

    ResponderExcluir
  5. Existem alimentos que desencadeiam uma reação alérgica séria.Claro que nem todo mundo o é , como foi dito.No meu caso em particular , se eu comer carne de porco , camarão, carangueijo , pato ou pirarucu ( um peixe da região norte e tiver um ferimento , com toda certeza irá inflamar ; pois sou alérgico a esses alimentos.Fui submetido a uma hemorroidectomia há 06mêses atrás e foi uma cirurgia muito bem sucedida e um pós-operatório tranquilo.Com dois mêses já estava bom e me alimentando de tudo.Veio um primo de Manaus e trouxe o tal do peixe Pirarucu e minha prima o preparou.Após me refastelar copm a iguaria fui para casa , no outro dia estava no consultório do coloproctologista , com prurido , ardor e inflamação no reto.Depois de uma caixa de antiinflamatório , banhos de assento e uma nova dieta , estou melhor.Porém , quando estiver com qualquer inflamação , arranhão ou ferimento no corpo, jamais comerei estes alimentos , principalmente o Porco que é cheio de toxinas.

    ResponderExcluir
  6. Exatamente "Dr. House" rsrs... não existe alimentos reimosos e sim alimentos alérgenos! Porém o que causa alergia para você não necessariamente causará para o outro.
    No seu caso, realmente vc deve evitar comer estes alimentos (camarão, caranguejo, pato, pirarucu...)!

    ResponderExcluir
  7. tive infecçao no rim posso comer peixe mandim

    ResponderExcluir
  8. Se você não tiver alergia ao peixe, não vejo problema.

    ResponderExcluir
  9. Estou no período de pós parto com 18 dia (parto normal),estou louca de vontade de beber nescau,mas haviam me dito que é "reimoso",que bom que tirou essa dúvida cruel...,ou seja se eu como ou bebo e nunca tive nenhum tipo de reação,não sou alérgica e mesmo num pós operatório não irá me fazer mal,é isso né?

    ResponderExcluir