quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Chia


Vira e mexe no mundinho da nutrição aparece um alimento super star! hahaha.. o da vez é a Chia!

A Chia (também conhecida como Sálvia hispânica) é uma semente originária do México e da Colômbia e está em evidência devido ao seu alto teor de nutrientes. Esta sementinha é riquíssima em cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, zinco, fibras e principalmente ômega 3.

Bom, analisando os benefícios destes nutrientes podemos afirmar que ela é uma grande aliada na redução de doenças crônicas não transmissíveis, como exemplo: Problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, dislipidemias e obesidade.

Como sempre a fama desse alimento se deu por ajudar no processo de emagrecimento. A Chia, assim como a linhaça é rica em omega 3 que tem como uma das principais funções a redução de inflamação. Sabemos que a inflamação está diretamente ligada com a obesidade..logoooo..tcharammm ajuda no emagrecimento.

Outra propriedade interessante para a redução de peso é a capacidade que a Chia tem em se transformar em gel, assim que entra em contato com a água ou suco gástrico, provocando uma maior saciedade e tornando mais lenta a entrada de glicose e colesterol nas células.

Ela é encontrada na forma in natura (sementes), farinha e também em óleo. Com sabor suave é ótimo para misturar com outros alimentos como já fazemos com a linhaça!

O ideal é consumir 2 colheres de sopa por dia. Recomendo o consumo 30 min antes do almoço e jantar.

=)

2 comentários:

  1. Bacana descobrir mais Paty, ando consumindo a farinha de berinjela, o q acha? bjss

    ResponderExcluir
  2. Mica, a farinha de berinjela é um tipo de fibra que faz efeito tbm!
    Ajuda na saciedade, no controle da glicemia e colesterol!

    A diferença é que a Chia tem o ômega 3! beijos

    ResponderExcluir