quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ração Humana Mitos e Verdades




Umas das perguntas que mais escuto por ai é minha opinião sobre a ração humana.
Bom, pra começar ela não poderia ter um nome mais apetitoso, não? Hahahaha...

Minha resposta sempre é a mesma, DEPENDE! (Engraçado que no meu tempo de faculdade eu sempre dava risada quando um professor respondia com o depende.. nós até brincávamos que na nutrição tudo depende..rs)
Depende da maneira que é utilizada, se é preparada individualmente ou se é comprada pronta, como é armazenada.. por isso, depende!
Ração humana é nada mais do que fibras. E fibras todos nós sabemos que sempre foi recomendadíssimo (a ingestão de fibras ao dia deve ser de 20- 25g dia), então nesse ponto a ração seria um complemento para o valor diário.
O que eu sou contra é a maneira que está sendo utilizada. Não se deve substituir refeições por estes complementos e sim utilizar juntamente com estas (ex: adicionar 2 colheres de sopa no suco da manhã ou em frutas).

E emagrece mesmo???

Toda refeição com fibras ajuda no funcionamento adequado do intestino, promove saciedade e ajuda também a diminuir as quantidades de glicose e colesterol sanguíneo e com isso ajudando no emagrecimento.
Porém, se não for acompanhada por uma reeducação alimentar nada vai pra frente por muito tempo.
Vale à pena lembrar que fibras em demasia interferem na absorção de vitaminas e minerais.

Comprar pronta ou fazer em casa???

Sempre fazer em casa. Todo complemento/suplemento alimentar é individual (assim como a nutrição) então é impossível ter um produto pronto para todos. Os ingredientes da ração humana pronta normalmente são: Farelo de trigo, linhaça, leite de soja, farelo de aveia, levedo de cerveja, gergelim, gérmen de trigo, guaraná em pó, gelatina e açúcar mascavo. Só olhando para estes ingredientes eu já posso dizer e como fica quem é diabético? E quem é hipertenso? E quem é celíaco ou tem hipersensibilidade ao glúten? E quem tem hipersensibilidade a soja? E quem tem facilidade por contaminação fúngica?

Por isso, o ideal é ver o que você realmente necessita e montar seu próprio mix de fibras.
Lembrando sempre de que é importante triturar os grãos apenas na hora que for utilizar ou então guardar na geladeira em vidro âmbar(escuro) por no máximo 3 dias, para que não ocorra o processo de oxidação.

Pra encerrar quero dizer que não existe milagre para emagrecimento o único caminho é a reeducação alimentar. Enquanto isso irão surgir várias dietas da moda, mas nenhuma com o efeito prolongado e desejado.

7 comentários:

  1. Patty estou fazendo tudo errado com a ração...além de comprar pronta, ainda substituo pelo café da manhã...muito bom o post, agora vou fazer direito rs!!!bjsss

    ResponderExcluir
  2. Mi, quase todos utilizam assim! rss..
    O problema é q substituindo refeições importantes vc acaba perdendo nutrientes importantes até mesmo para o próprio emagrecimento!
    Inclua no café da manhã e talves no lanche da tarde que vc irá ter o efeito da saciedade da mesma maneira!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Excelente e concordo plenamente...talvez por isso naquela época ñ obtive o "resultado" que esperava...afinal ñ adiantava eu substituir em uma refeição e nas outras ñ estar complementando com uma RA adequada! Fora que existem os outros aspectos como vc falou...e quem é diabético? e celíaco? intolerancia a soja, etc...concordo que tem que ser feita em individualmente. Bjos querida!

    ResponderExcluir
  4. o segredo é a reeducação mesmo...com ração ou sem ração.....sei que se não tomarmos muita agua a ração faz efeito contrario,ou seja ,engorda...!!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Entendi Patty, vou começar a fazer isso!!!Obrigada!!!bjss

    ResponderExcluir
  6. Tá vendo como tudo depende?! Poxa vida... Eu também falo muito "depende".... Hehehehe Mas amei as informações.

    ResponderExcluir