quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vitamina B12


Esta semana peguei os resultados de alguns exames que fiz, tudo dentro da normalidade mas um deles me chamou a atenção..

O resultado do exame de vitamina B12 foi muito baixo(normal de acordo com o padrão do laboratório, porém não para o funcional).

Na hora veio a pergunta: Como assim vitamina B12 de vegetariano restrito em uma pessoa carnívora assumida????

E comecei a analisar os possíveis motivos...

Como não tomo nenhum medicamento (principalmente antiácidos) descartei esta causa, também não tenho problemas gástricos (como gastrite, úlceras).. então por incrível que pareça era por falta de alimentos de origem animal.

Lembrei que há 1 ano e meio atrás, eu tive um problema na digestão de proteínas da carne e isso me causou um certo enjoo. Apartir dai já diminui muito o consumo...

Outro motivo é que nos últimos tempos tenho almoçado muito em restaurantes e como eu só aceito carne muito bem passada, costumo evitar.

Após descobrir a causa comecei a analisar os sinais e sintomas..

Apatia, insônia, irritabilidade, formigamento nas extremidades.

De acordo com meu hemograma não estou com anemia, porém vale alertar que a deficiência de vitamina B12 leva a anemia perniciosa ou megaloblástica.

Resolvi relatar no blog o meu caso para alertar os indivíduos com baixo consumo de alimentos de origem animal (mesmo não sendo vegetarianos). O exame de vitamina b12 sanguínea é acessível e vale a pena verificar no seu próximo exame de rotina.

As fontes de vitamina B12 são: Carnes (principalmente vermelha), leites e ovos.

Vegetarianos e pacientes com problemas gástricos ou que passaram por gastrectomia devem ter acompanhamento nutricional, onde será prescrito uma suplementação adequada.

A ingestão recomendada de vitamina B12 é de 2,4mcg por dia.

Ps: Além dos sinais e sintomas que apresentei também estão relacionados com a deficiência desta vitamina: Depressão, tonturas/vertigem, obstipação, fadiga, diminuição da memória e homocisteína aumentada.





4 comentários:

  1. Queria eu conseguir analisar meus exames como vc consegue analisar os seus....nunca entendo nadica...

    ResponderExcluir
  2. Tb não consigo, leiga total no assunto rs, se visse essa falta de b12, não ia nem saber o que era rs bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Achei bem interessante o post porque eu estou com baixa de vitamina b12 também, mas tem um problema, eu li a bula e fiquei com medo de ter alguma alergia, você já sou de algum caso assim?
    Quando puder, me escreva: xphernandax@hotmail.com

    Obrigada e abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 57 anos, e quando tinha entre 8 e 10 anos sofria com crises de (enxaquecas) flaxes escuros nos olhos com pupilas dilatadas não conseguia enxegar nada quando vinha a crise depois que passava os flaxes sentia muita dor de cabeça com episodios de nauseas e vomitos.
    Fui ao Oftalmo que me receitou B12.sem exames complementar, so pela descrição dos sintomas não tive mais crises.recentemente tenho me sentindo com cansaço taquicardia leve tontura quando deito do lado esquerdo me tornado esquecida irritada sem animo,e as crises que citei acima tem voltado.Depois de idas ao medico com exams dentro da normalidade lembrei da minhas crises na infancia e pedi ao medico para fazer dosagem de b12. estou aguardando o resultado bastante otimista.minha ingesta de carne é deficiente.Vamos alertar pois idosos apresentam sintomas por derficiencia de b12 e não tem acesso a medicos exames atentos para esse problema.

    ResponderExcluir