quarta-feira, 9 de março de 2011

Nem só de cálcio vivem os ossos..


Nada melhor que um feriadão inteiro de plantão para poder me inspirar e voltar a postar no blog..hahahaha

Entre uma visitinha na UTI e uma prescrição de enteral uma lida nas reportagens que estão sendo divulgadas por ai..
Não dá pra ir acreditando em tudo dessas "revistas populares", mas achei bem interessante a matéria da revista Saúde deste mês e vai de acordo com o que acredito.

O primeiro(e até diria que único) nutriente lembrado quando o assunto são ossos é o famoso cálcio. Mas será que para prevenir doenças como a osteoporose apenas o cálcio é necessário?

Não! Se juntamente com este mineral não estiver biodisponível outros micronutrientes como: vitamina D e Magnésio a prevenção não será eficaz.
A matéria em questão fala sobre a oleuropeína, um polifenol encontrado no azeite de oliva e azeitonas que segundo um estudo da Universidade de Córdoba, aumentam a quantidade de osteoblastos (células responsáveis pela formação óssea).

Por falar em vitamina D, mesmo o Brasil sendo um país tropical existe uma alta deficiência desta vitamina em sua população! Fique atento!


Fonte:
http://saude.abril.com.br/edicoes/0334/nutricao/azeite-osteoporose-619023.shtml
http://healthmad.com/conditions-and-diseases/olive-oil-combats-osteoporosis/

Um comentário:

  1. Querida...
    Como foi bom encontrar vc.
    Seu rostinho tão familiar é tão importante em minha vida e em me processo de RA, me trazem alegria ao coração e a certeza de que em nossa vida muitas pessoas deixam marcas profundas de generosidade e amizade.
    Sua dicas sempre muito valiosas para mim e agora mais ainda pois preciso de muita informação para transmitir a outros e minha nutry favorita não poderia ser melhor.
    Espero que vc consiga se lembrar de mim... rsrsr
    Dric@ da comunidade de RA, estarei sempre por aqui para aprender mais com vc.
    Bjkas mil com muita saudade

    ResponderExcluir