quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Batata Yacon


Esta batata cultivada pelos japoneses tem origem na região dos Andes e está fazendo sucesso entre os pacientes diabéticos.

Suculenta e com o sabor adocicado parecido com o da pêra, ela é consumida crua como uma fruta normal ou em saladas.

Dentre suas inúmeras propriedades destaca-se sua capacidade de auxiliar no controle da glicemia. Uma das possíveis explicações é que a batata Yacon armazena suas reservas na forma de frutooligassacarídeos (FOS e Inulina) e não na forma de amido.

A inulina apresenta um valor calórico menor que os outros carboidratos, pois grande parte dela não é digerida e sim fermentada como uma fibra solúvel.

Um estudo realizado por MAYTA et al. (2004), mostrou que a raiz fresca da Yacon diminuiu em 79,8% a resposta glicêmica em indivíduos saudáveis, evitando o pico da glicose pós prandial. Isso é interessante não só para os diabéticos, mas também para pacientes obesos com resistência a insulina.

Outro benefício dos frutooligossacarídeos presentes na Yacon é a proliferação de bactérias benéficas ao organismo, regularizando assim as funções intestinais e a microbiota.

O valor energético é considerado baixo, devido ao alto conteúdo de água, em torno de 83 a 90% do peso fresco.






Um comentário:

  1. Oi patty
    já ouvi falar muito dessa batata, mas nunca vi pra comprar...pelo menos nos sacolões e supermercados que eu vou, nunca vi!!!
    E deve ser cara por ser importada tb né

    Mas os benefícios dela são ótimos

    Beijos

    ResponderExcluir