domingo, 22 de agosto de 2010

Compulsão por doces!!!


A vontade exagerada por doces é uma das compulsões alimentares mais comuns e uma das maiores dificuldades no processo de Reeducação Alimentar.

Os fatores desta compulsão são muitos e nem sempre isolados. Vou falar sobre alguns destes..

-Picos de insulina:

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que possui a função de realizar a entrada de glicose sanguínea nas células.

Quando ingerimos uma grande quantidade de carboidratos simples (ex: doces) ocorre uma produção e liberação elevada de insulina para corrente sanguínea, pois é necessário que toda esta glicose entre nas células para evitar algumas patologias.

Este pico de insulina faz com que grande parte da glicose vá para dentro das células e isto ocasiona uma queda brusca na corrente sanguínea, conhecida como hipoglicemia. O organismo com hipoglicemia faz com que a pessoa sinta vontade de comer carboidratos para que regularize a quantidade de glicose no sangue.

Por isso, quanto mais se come carboidratos, mais se quer comer!

-Resistência a insulina:

Na resistência, a glicose não consegue entrar na quantidade adequada nas células(parecendo que não há a ingestão de alimentos fonte de açúçar) e o organismo emite sinais para aumentarmos a ingestão de carboidratos.

-Candidíase:

O açúcar (glicose) e o leite (lactose) são os principais alimentos do fungo Candida albicans. A candida é um fungo muito espertinho..rss(ainda vou fazer um post só sobre ela) que faz com que a pessoa aumente a ingestão de carboidratos simples para que ela se mantenha viva. Sendo assim, indivíduos com candidíase sentem mais compulsão por doces.

-Serotonina:

A serotonina é o hormônio do humor. A diminuição deste hormônio está ligada a uma das causas de depressão.

A ingestão de carboidratos aumentaria a disponibilidade de triptofano (que é um dos componentes formadores deste hormônio) no cérebro. Os carboidratos simples promovem com mais facilidade a síntese de serotonina e assim, melhorando o humor.

Lembrando que, a falta de serotonina muitas vezes é devido a deficiências nutricionais (falta de magnésio e complexo B).

Não posso deixar de citar que os alimentos tem uma ligação emocional muito grande. Nos remetendo assim a lembranças e emoções com uma certa dificuldade de dissociá-las.

Algumas dicas úteis para o combate a essa compulsão:

-Se alimentar de 3 em 3 horas;

-Procurar ingerir carboidratos sempre acompanhados de fibras (para que não ocorra os picos de insulina);

-Comer alimentos ricos em triptofano(banana, peixes, leite, tâmaras), magnésio(gergelim, sementes de melão, castanhas, hortaliças) vitaminas do complexo B (principalmente B6, B12 e B9)(carnes, hortaliças e leite) e cromo (nozes, cereais integrais, levedo de cerveja) ou em alguns casos optar pela suplementação;

-Não utilizar adoçantes como aspartame para substituir o açúcar, pois ele diminui a biodisponibilidade de triptofano;

-Ter o intestino regulando adequadamente (pois a grande parte da serotonina é produzida nele);

-Substituir os doces por frutas maduras ou frutas secas(caso seu problema não esteja relacionado com a candidíase);

-Nos casos de candidíase a alternativa é a retirada do açúcar e leite por um período;

- Estipular a frequência semanal para a ingestão de doces (não ultrapassando o permitido). E sempre ingerir de preferência após as refeições com maiores quantidades de fibras e proteínas.

-O fitoterápico Garcínia tem tido bons resultados na diminuição da vontade excessiva por doces.

-Caso seja fator emocional, procure acompanhamento nutricional e psicológico.


2 comentários:

  1. Eu tenho compulsão por doces
    e são sempre depois do almoço, acho que é mais questão de costume do que falta de alguma coisa no organismo, pois como um minimo pedaço e me satisfaço.
    adoro seus textos informativos
    Beijos

    ResponderExcluir