terça-feira, 3 de agosto de 2010

Gordura no Fígado: dicas para reverter este quadro!



O acúmulo de gordura no fígado(esteatose hepática) não é uma doença, é uma alteração das células hepáticas normalmente reversível.
Atualmente a causa mais comum é a obesidade. Indivíduos com uma alimentação errônea com ingestão excessiva de gorduras e açúcares.

Quando percebemos alterações nos exames laboratoriais relacionados ao fígado(TGO, TGP, Fosfatase Alcalina e Gama GT) encaminhamos para o médico e a confirmação virá através de exames de imagem (ecografia, tomografia, ressonância).
Os sintomas são: desconforto abdominal, dor e aumento do órgão.

Normalmente, o tipo de gordura acumulada no fígado são os triglicerídeos. Indivíduos com taxas de triglicérides aumentadas por longos períodos são proprícios a desenvolverem o acúmulo de gordura.

Fígado gorduroso por muito tempo, pode ocasionar danos celulares e assim, a inflamação do órgão. Este quadro é chamado de esteato-hepatite ou hepatite gordurosa. Se não tratado, pode evoluir para cirrose.


O fígado gorduroso é maior e com uma coloração amarelada, como mostra figura acima

A Gordura no fígado também pode ocorrer em pacientes diabéticos e alcoólatras.

Para reverter este processo é recomendado:

- Reduzir o IMC(Indíce de Massa Corpórea);
-Reduzir o consumo de frituras, açúcar simples, fast foods
-Aumentar o consumo de fontes de ômega 3 e todos os alimentos antiinflamatórios;
-Aumentar o consumo de frutas e hortaliças;
-Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Fazer exames periódicos;
-Praticar atividade física;
-Procurar um nutricionista para dieta individualizada

Dica: Assistir o filme Super Size Me! =)

15 comentários:

  1. Oi Patty!
    Adoro suas visitinhas...obrigada!!!

    To amando ser saúdave...hehe
    Desse jeito to cuidando do meu fígado tbm...rs

    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Ai ai, que medo do meu fígado ser ou estar assim...

    vida saudável Já rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga, é tão difícil reduzir essas coisas, ai o namo não deixa, mas tento ser mais saudável!!bjsss

    ResponderExcluir
  4. Oi flor
    Obrigada pela visita, eu não pretendo tomar remedio para emagrecer, sei o quanto faz mal, eu só queria saber de quem conhece os efeitos do xenical para ter uma ideia.Gordura no figado tem algum efeito, como saber se temos, só com exames?
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Mi, o problema é apenas o exagero!
    E este acredito que não seja o seu caso..rss

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Regina,

    o diagnóstico é dado pelo médico e só após exames!
    nem sempre aparece sintomas! Os sintomas são dor e desconforto abdominal.

    bjss

    ResponderExcluir
  7. Patty gostaria de tirar uma dúvida com você. Minha mãe fez um exame de sangue e nos resultados do exame estavam constando que o colesterol dela e o triglicerides estão moderadamente altos. Também constou no exame que o resultado de sua gama gt está um pouco acima da média pois os valores de referencia são para mulher de 5 a 36 U/L e o dela deu 49U/L. Estou um pouco preocupado, há alguma ligação entre o colesterol alto e a gama gt alta ? Seria indicio de alguma doença?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Oi Pedro, ela fez os exames e não passou pelo médico? Seria o ideal!
    Mas se apenas o gama gt estiver um pouco elevado (no caso da sua mãe) e os exames TGO, TGP e Fosfatase alcalina estiverem normais.. é menos preocupante!

    Respondendo sua pergunta, sim o triglicerídio e o colesterol elevado tem relação com a alteração dos exames hepáticos!

    Volte sempre! =)

    ResponderExcluir
  9. Como assim menos preocupante? Pode ser algo sério? Patty se fosse indicio de alguma doença qual séria ? fiquei um pouco preocupado agora.

    ResponderExcluir
  10. Calma, Pedro! Rsrs, quis dizer menos preocupante em relação aos exames! Se todos estivessem muito alterados, entendeu?!
    Eu não posso dar diagnóstico, como eu te disse o ideal é vc ir a alguma consulta pessoalmente e levar todos os exames!
    Os exames hepáticos estão relacionados a fígado e vesícula biliar!

    O que eu posso te dizer agora apenas com estes dados e por aqui é que ela siga as dicas desse post sobre esteatose (reduzindo o consumo de frituras, açúcares,massas e carnes gordas e aumentando o consumo de fibras,água,ômega 3 e antioxidantes) que irá ajudar muito na redução do colesterol e triglicerídeos!

    =)

    ResponderExcluir
  11. Patty esse post agora me deu uma tranquilizada, mais o que me preocupa mesmo é essa gama gt um pouco acima do valor de referência. Pesquisei um pouco na internet, o que as pessoas falam que é ruim, mais mesmo assim não entendi quase nada do que li. Gostaria de saber se a gama gt por exemplo no nível que está o da minha mãe pode indicar alguma doença, e também gostaria de saber por exemplo se pode indicar um cancêr que é nosso maior medo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Uma irregularidade sim, nem tanto pelo gama GT (pq a elevação é pequena), mas sim pelo colesterol e triglicerídeos aumentado!

    Se sua preocupação maior seria Cancêr, na minha opinião passa longe de ser! rss.. um CA de fígado faz com que todos os exames hepáticos estejam elevadíssimos!

    O que acontece é que com um aumento de colesterol e TAG poderá ocasionar uma esteatose e com ela outros problemas! Por isso, o ideal é tratar agora! Se alimentar direitinho, fazer atividade física e se os exames continuarem alterados procurar novamente o médico! =)

    ResponderExcluir
  13. Patty, eu li uma coisa agora mesmo sobre isso, e não sei se entendi. Olha patty, eu li assim que a gama gt pode estar elevada devido ao consumo de álcool, a minha mãe constuma beber todas as sextas, sábados e domingos e durante a semana ela costuma beber uma latinha ou duas de cerveja um dia ou outro, mais mesmo assim ela faz academia três vezes na semana. Esta elevação poderia ser devido a isso ? Com relação ao colesterol segundo o exame está na casa do desejável assim como o triglicerides. Isso seria melhor ou pior que estar na casa de elevado Patty ? Obrigado mais uma vez e desculpe tomar seu tempo.

    ResponderExcluir
  14. Sim, pode ser pelo consumo de álcool! E respondendo sua outra pergunta.. o desejável é melhor que o elevado! =)

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Patty, estou com esse problema meu ggt esta 356 muito alterado,, estou muito preocupado. fiquei um ano sem bem beber alcool e quando fiz o exame estava mais alterado ainda.. ai descobri q é alimentação... obrigado pelas dicas no seu blog.. se tiver mais alguma me passa.. bye.. bjss

    ResponderExcluir