sábado, 3 de julho de 2010

Festas Infantis


Infância, fase onde se cria os hábitos de toda uma vida e merece uma atenção enorme.
Fazer aniversário quando somos criança é uma sensação mágica, né? Lembro até hj que eu esperava o ano inteirinho por este dia..hehehe
Mas quem disse que não dá para fazer uma festinha nutricionalmente adequada?
Gostei dessa máteria com receitinhas e vou compartilhar aqui para as mamães..rss

"Toda mãe quer o melhor para seu filho. Toda mãe também quer agradar e ver seu filho feliz. No entanto, na hora de comer e principalmente nos dias de festas infantis, estas duas afirmações não combinam. Para garantir a alegria dos convidados, acabamos sucumbindo às tentações dos salgadinhos fritos, cachorro-quente, doces (muito doces) e, claro, refrigerante.


Mas quem disse que precisa ser assim? As crianças são mais abertas às novidades do que pensamos. Nossa missão é não nos acomodar e oferecer continuamente o que é saudável, dar o exemplo comendo o que é bom e caprichar no visual dos pratos para torná-los mais atrativos. E isso pode ser fácil! Já reparou como a feira é colorida? As frutas, legumes e hortaliças são uma festa por si só!


Reuni algumas dicas de como deixar a festinha das crianças mais saudáveis, com receitas com pouco ou nenhum açúcar, mas sem perder o charme! Você pode usar alguma dessas dicas ou todas na sua próxima comemoração. Com amor e um pouquinho de ousadia você pode surpreender a todos com sua criatividade. Saúde!


Gelatina de copinho

Use como base um suco feito em casa ou suco de uva de garrafa sem açúcar ou conservantes. Aqueça o líquido e misture (siga as medidas da embalagem) à gelatina sem sabor ou à gelatina de algas marinhas chamada àgar-àgar (muito nutritiva). Dissolva muito bem e deixe esfriar. Você pode acrescentar frutas picadinhas antes de distribuir nos copinhos e levar à geladeira. Ficam lindas!


Espetinho de frutas

Capriche na variedade das frutas e na disposição das cores. Você pode seguir a seguinte sequência: roxo, vermelho, laranja, amarelo, branco, verde claro e verde escuro. Basta usar uma uva roxa, um morango, um pedacinho de manga, uma fatia "estrelinha" de carambola, uma rodela de banana, uma uva verde sem caroço e uma fatia de Kiwi. Espete tudo no palito de churrasco. Vira um arco-íris!


Docinhos "vivos"

Que tal preparar "falsos cajuzinhos"? Deixe de molho separadamente por oito horas castanhas do pará e a mesma medida de figos secos. Moa os figos e as castanhas no liquidificador ou processador. Modele a massa na forma de um cajuzinho e coloque na forminha de papel. Enfeite com um pedacinho de castanha na extremidade do cajuzinho. Fica delicioso!


Outra opção são "ovinhos de côco" : faça o mesmo procedimento dos "cajuzinhos", mas dessa vez usando damascos secos e amêndoas triturados. Faça bolinhas e enrole no côco ralado. Disponha em belas forminhas.


Cupcake de mel

Ingredientes:


2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de mel de abelhas
6 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 xícara de água
2 ovos
1 pires de passas (opcional)
4 colheres chá)de canela em pó
1 pitada de pimenta branca
2 colheres(chá)de cravo moído
2 colheres chá)de cardamomo em pó
1 colher(chá)de bicarbonato de sódio

Modo de fazer: Amorne a água com o açúcar. Misture o mel e as especiarias numa vasilha. Depois que esfriar, adicione alternadamente as farinhas e os ovos, e então as passas e o bicarbonato. Misture bem e leve ao forno quente em forminhas próprias para cupcake. Encha apenas até a metade para que não vazem. Asse em forno médio a baixo.

Sugestão de cobertura: Cupcakes ficam lindos bem decorados com coberturas e outros enfeites. Experimente bater na batadeira uma caixa de cream-cheese, meia xícara de mel e duas colheres (sopa) de cacau em pó. Fica um creme muito gostoso e próprio para cobrir ou rechear bolos. Enfeite com uma cereja.

Balinhas de alga

Aquelas balinhas de alga japonesas, além de coloridas e bonitas, são saudáveis. Sirva numa vasilha transparente ou embale uma a uma num belo papel de balas. Como você preferir...


E as bebidas?

Por que não servir um suco fresquinho ao invés de refrigerante? Melancia, abacaxi, morango, limonada... Ou se a festa não for em casa e você precisar de algo mais prático, pode-se servir água de côco de caixinha ou um bom suco de uva ou maçã. Já se encontram nos mercados boas marcas sem açúcar e sem consevantes."


Fonte: http://www.personare.com.br/revista/casa-e-familia/materia/228/festinha-infantil-bem-natural

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkk..... acho um máximo esse seu relógio de melância!

    ResponderExcluir
  2. Será que faria sucesso uma festa assim?Parece que hj em dias as crianças só querem mesmo é besteira rs...mas bom, resta aos adultos mesmo educá-las!Quero tentar fazer essa bala de alga que ja ouvi por ai e fiquei na vontade bjssssss

    ResponderExcluir
  3. Mi, depende do tipo de alimentação que essa criança tem!
    Eu já fui em algumas e fez sucesso sim, até pq criança gosta é da bagunça..hahahaha
    Mas claro, crianças q estão acostumadas com festinhas no Mc Donalds, provavelmente não será mto boa a aceitação..rss
    Mas mesmo p essas crianças acho q vale a pena colocar aos poucos uma ou outra coisa mais saudável.. ;)

    ResponderExcluir
  4. Acho que a criança é resultado do hábito que adquiri. Ela gosta de Mac pq foi acostumada assim! Mesmo os doces mais gordurentos sobram me festas. Criança quer liberdade pra brincar, fazer bagunça e comer coisas gostosas! Mas, pode ser saudável mesmo! Como foi dito, criança é muito mais aberta a inovações que os adultos! Aliás, elas são a própria inovação....os velhos e maus hábitos são herdados dos adultos!

    ResponderExcluir
  5. Exatooooooooooooooooo...

    Por exemplo, em RO não existia estes fast foods famosinhos..resultado: Eu odeioooooooo até hj! hahahaha...tem gosto de isopor! =p

    ResponderExcluir