domingo, 25 de julho de 2010

Leite: conhecendo o outro lado da moeda!


Leite de vaca é pra bezerrooooooooo!!! Meu pai sempre torce o nariz quando eu digo esta frase..rss (ele e todos os outros pecuaristas existentes..hehehe), mas eu continuo repetindo e no fundo eu sei que ele me escuta..rss.

Hoje vou falar sobre leite e provavelmente terão alguns outros posts sequentes, pois é um assunto bem vasto. O lado bonzinho do leite acredito que todos já conhecem, mas e o lado vilão???

Que o leite de vaca é um dos alimentos mais consumidos isto nós sabemos, mas e que uma grande parte da população possui intolerância à lactose?
Eu particularmente não gosto muito do sabor e depois que comecei a estudar sobre ele e descobri que provavelmente ele foi a causa de várias crises de amigdalites na infância passei a gostar menos ainda.

Vamos entender a diferença de intolerância à lactose e alergia à proteína do leite.

"No caso da alergia, o sistema imunológico reage às proteínas presentes no leite de vaca, ou seja, o organismo pensa que essa proteína é um corpo estranho que precisa ser combatido e produz anticorpos que irão reagir à presença dessas proteínas, desencadeando reações alérgicas, tais como: diarreia, edema de glote, urticária e febre.
No caso da intolerância ao leite, ocorre uma impossibilidade do organismo de digerir a lactose devido à deficiência ou da falta da enzima lactase, que serve para digerir a lactose, ocasionando diversos sintomas, onde a diarreia é um dos mais comuns nesse tipo de caso.

O que tem acontecido na maioria das vezes é que muitas mães têm introduzido leite de vaca na alimentação de seus filhos de forma precoce, o que pode ocasionar complicações futuras, pois os mesmos ainda não apresentam o organismo totalmente formado para receber esse tipo de alimento.

De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) a intolerância pode acontecer a qualquer momento, desde a infância, podendo se agravar na vida adulta. No caso da alergia, depende de uma predisposição genética ou hereditária, ou mesmo ambiental."

Ao contrário do que muitas mães fazem eu não recomendo a introdução de leite de vaca antes de 1 ano de idade, devido a sua alta alergenicidade.
Criança precisa de leite materno (este sim foi feito para humanos), afinal não somos bezerros! Por falar nisso, não costumo ver bezerros após alguns meses de vida tomando o leite de outro mamífero.
Já para adultos que não apresentem alergia ou intolerância, recomendo um consumo moderado e rodízio com os outros substitutos do leite.

Não sou radical e acredito que na nutrição nada deve ser, mas proponho sempre uma redução na quantidade ingerida por adultos. Afinal alimentação adequada e exageros não combinam.

A conduta é de acordo com cada caso. Normalmente para intolerantes retira-se leite e derivados por um período e volta aos poucos e em dias espaçados para verificar a tolerância. Na alergia retira-se o leite e derivados e podemos tentar introduzir substitutos como leite de arroz, leite hidrolisado(as proteínas são pré digeridas facilitando a utilização pelo organismo) ou o hipoalergênico (que mesmo assim pode causar reação).

O ideal ao perceber qualquer distúrbio gastrointestinal é procurar um gastroenterologista juntamente com um nutricionista para o diagnóstico e dieta correta para seu caso específico.
Adaptado de: http://www.vponline.com.br/blog/?p=107

Um comentário:

  1. Paty eu já não tomo mais leite tem tempão ..detestava qdo era criança e minha mãe me forçava daí vinha a dor de barriga e ela nunca fez essa associação mas eu era a menina dor de barriga rsrsrs qdo cresci e mandei em mim parei de tomar e é só eu arriscar tomar pra ver fora o pigarro q me dá na hora ...já o meu filho mais velho foi tirar o leite dele e acabar com a espirradeira matinal ..ele chagava a ficar o dia todo espirrando e depois sem o leite foi como tirar com a mão. LEITE DE VACA É MESMO PRO BEZERRO mas ele me empresta um pouquinho pros derivados rsrsrs te amo! bjs e obrigada pela materia.

    ResponderExcluir