terça-feira, 27 de julho de 2010

Leite: conhecendo o outro lado da moeda II

Continuando sobre leite e seus derivados...

O leite de vaca possui algumas proteínas que não são digerídas por nenhum ser humano, e com isso causando diversas reações.
Estudos mostram que o leite aumenta os níveis de insulina sanguínea, com o consumo no decorrer do dia e com vários picos insulinêmicos tendo assim associação com algumas doenças crônicas como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, sindrome do ovário policístico, entre outras.

Um dos principais argumentos para utilização do leite é que é fonte de cálcio que é necessário para os ossos, prevenindo osteoporose, por exemplo, entretanto, estudos populacionais mostram que os países que mais consomem laticínios são os que mais apresentam osteoporose, o que indica que este argumento pode não ser tão real, provavelmente por ser um alimento rico em proteína animal que acidifica o sangue, o que faz ter uma maior excreção dos minerais, inclusive o cálcio. Então, apesar de estudos de períodos mais curtos mostrarem benefício na densidade óssea, isto não é verdade quando é analisado os estudos populacionais.

Além disso, sabemos que para combater a osteoporose de nada adianta ter apenas o cálcio, para este processo é necessário mais de 25 micronutrientes. O risco da ingestão excessiva de cálcio com deficiência dos outros nutrientes é o de calcificação de outros órgãos como: calcificação do tubo auditivo (ocasionando zumbido no ouvido), calcificação das artérias, calcificação mamária e litíase renal (as famosas "pedras nos rins").
O leite também está envolvido em doenças como: sinusite, rinites, amigdalites, bronquites e candidíase de repetição.

Por sabermos destes achados é possível perceber que os laticínios não deveriam ser consumidos tão frequentemente, afinal, uma das bases da nutrição é a variedade, logo, nenhum alimento deveria ser consumido diariamente, sem rodízio, muito menos várias vezes ao dia. Este é um dos princípios da Nutrição mesmo tradicional, porém esta lei da Nutrição muitas vezes é esquecida.

A seguir um vídeo sobre este tema, pela nutricionista Denise Carreiro..vale a pena!


5 comentários:

  1. É impressionante como somos educados acreditando em vários mitos....nada como o tempo e o estudo para derrubá-los!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Roberto, desde pequenos a educação que se leva é de tomar leite todos os dias, e não se aprende os contras tb! bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Nossa.. estou petrificada, como pode??!!!
    Concordo com o Roberto .. somos educados a acreditar em mitos!!

    Adorei o post!! Bjsssss...

    ResponderExcluir
  4. Nossa se eu já não era fã de leite agora sou muito menos...
    A gente cresce acreditando que o leite é um aliado e descobre que ele pode ser um grande vilão nossa!

    ResponderExcluir